HSC sedia Liga Acadêmica de Fisioterapia Hospitalar

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional, no que se refere à promoção em saúde por meio da educação em saúde, foi elaborado pela professora Dulciane Paiva, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e do Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto da Liga de Fisioterapia Hospitalar (Lafiho). A demanda partiu dos estudantes e se constitui na primeira liga do Curso de Fisioterapia.

As ligas na área da saúde são agentes transformadores no processo saúde-doença envolvido na prática clínica e nas necessidades da comunidade, valorizando os diferentes cenários de ensino-aprendizagem e mantendo a interação profissional-sociedade ativa. O principal objetivo é unir a teoria à realidade social por meio da ação dos estudantes e sob supervisão docente.

A Liga de Fisioterapia Hospitalar do Curso de Fisioterapia da Unisc tem como presidente a estudante Bruna Diehl e, como vice, Jessica Luiza Pedroso da Silva. Também integram a Lafiho Tiago da Rosa Rambo, Ana Paula Rabuske, Evelin Wagner, Daniela Lopes da Silva Morinélli e Ana Carolina Severo. O primeiro convidado a participar como palestrante é o egresso do Curso de Fisioterapia Alexander Romão Vieira Morinélli.

Conforme a professora Dulciane, a Lafiho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos estudantes do Curso de Fisioterapia da Unisc na área de fisioterapia hospitalar, tendo em vista as demandas da população e da comunidade acadêmica, com destaque às afecções hospitalares, por meio do desenvolvimento de atividades que atendam ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O interesse dos estudantes na área hospitalar, segundo ela, é notório e traduzido pelo número de trabalhos de cursos desenvolvidos, bem como pelo interesse em ingressar em atividades de pesquisa também correlatas à área.

“Os estudantes envolvidos estão muito entusiasmados com a iniciativa, bem comprometidos com a organização da Liga e sabedores de que a mesma permitirá aprofundar o conhecimento sobre as áreas que atuarão no âmbito do Hospital Santa Cruz, como a UTI adulto e neonatal, a pediatria, as enfermarias do Sistema Único de Saúde (SUS) e o pronto atendimento e desenvolverá ações em prol dos usuários da casa de saúde”, explica a professora.

As atividades na Lafiho abordarão, de forma prática e complementar, os temas curriculares que contribuam com a formação acadêmica de modo interdisciplinar e que tornem os estudantes mais aptos a atuarem na realidade de saúde locoregional. “Os estudantes participantes poderão ainda desenvolver seu senso crítico-reflexivo, ampliando sua visão clínica e humanista sobre os problemas apresentados pela comunidade regional, por meio da participação em capacitações, discussão de casos clínicos, rodas de conversa e palestras a serem ofertadas aos usuários do Hospital Santa Cruz”, complementa Dulciane.