HSC enfatiza a importância da higiene de mãos para os profissionais de saúde

Todos os anos, a campanha de higiene de mãos do Hospital Santa Cruz visa salientar sobre a importância desta técnica nos cuidados de saúde. Acredita-se que esta cultura de segurança se estabelece por meio da conscientização dos profissionais e o engajamento das equipes através do incentivo de práticas seguras e, com isso, todos são beneficiados.

Nos meses de maio e junho de 2022, alusivo ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado no dia 5 de maio, profissionais da Comissão de Controle de Infecção da Instituição estão desenvolvendo estratégias de educação permanente a fim de estimular comportamento e atitudes apropriadas em relação a esse tema. As pessoas, em todos os níveis que acessam o serviço, estão sendo convidadas a refletir sobre a importância da higiene das mãos no cuidado seguro e de qualidade. Para isso estão sendo lembradas sobre a necessidade de manter mãos limpas por meio da aplicação de técnicas de higienização das mãos nos momentos certos e de forma correta.

Também foram desenvolvidos alertas visuais por meio de instalação de banner sobre a importância da higiene de mãos, campanha de adorno zero, em local de circulação de colaboradores da Instituição. No dia 5 de maio foi realizada, junto ao cartão ponto, uma ação alusiva ao dia por meio de abordagem com as equipes, diálogo com colaboradores e estudantes sobre a importância e revisão das técnicas.

Além disso, foram entregues os indicadores mensais de adesão aos protocolos de higiene de mãos nas unidades, neste mês com a visita da mascote da comissão de controle de infecção, a Higiênia. Com esta dinâmica, ela deixou uma mensagem para os integrantes de cada unidade de atendimento em relação ao desempenho e importância da prática adequada. Estão sendo executadas, ainda, reunião-capacitação com todas as equipes de atendimento, distribuídas nos turnos de trabalho, realizando análises de indicadores de adesão das práticas dos cinco momentos oportunos para higiene de mãos, qualidade de higiene de mãos, consumo de soluções alcoólicas para higiene de mãos e revisão das técnicas adequadas com o grupo por meio do desenvolvimento das mesmas passo a passo.

“Profissionais! Participem e reflitam sobre isso! Ajudem a disseminar essa cultura! É importante que todos higienizem as mãos na hora certa e da maneira certa. Todos por um atendimento mais seguro e de qualidade! Lembrem-se, está em suas mãos!”