Roda de Conversa virtual aborda o tema comunicação de más notícias

A comunicação de uma má notícia é uma tarefa complexa para todos os profissionais de saúde, pois causa perturbação tanto para a pessoa que a recebe quanto à pessoa que a transmite, podendo gerar medo, ansiedade e desorientação. Uma comunicação eficaz reduz as incertezas, os medos e se constitui em uma ajuda fundamental na aceitação da doença ou da perda.

O tema Comunicação de más notícias: aspectos éticos foi abordado no dia 12 de abril em uma roda de conversa virtual na disciplina de Bioética, do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A atividade foi ministrada pelas psicólogas Mariluza Bender e Suelen Machado de Freitas, do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP) do Hospital Santa Cruz, pela residente de Psicologia Isadora Ferretti Gonçalves e pela professora do curso de Medicina da Unisc e coordenadora do serviço de emergência do HSC, Barbara Swarowsky Tabach.

Conforme a docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do curso de Fisioterapia da Unisc, Dulciane Paiva, capacitar os estudantes da área da saúde a compreender os protocolos e peculiaridades da comunicação de más notícias é de fundamental importância. “A transmissão de uma notícia que afetará negativamente a vida de outra pessoa pode gerar graves repercussões psíquicas, orgânicas e sociais, e o profissional de saúde deve estar capacitado a comunicar uma má notícia com humanismo e sem lançar mão de mecanismos de fuga, eufemismos ou omissões”, ressalta a professora.

Dulciane explica, ainda, que a formação da referida roda de conversa possibilitou aos estudantes do curso de Fisioterapia ter acesso ao relato de profissionais experientes e altamente capacitados sobre o tema. “Eles generosamente forneceram exemplos práticos de situações já experienciadas, o que possibilitou aos estudantes um aprofundamento do tema e a compreensão da aplicabilidade dos conceitos teóricos já adquiridos”, acrescenta.