HSC repassa à Liga e ao Município vales para mamografias gratuitas

O Hospital Santa Cruz repassou nesta terça-feira, dia 30 de novembro, 64 vales para exames de mamografia gratuitos que serão distribuídos à comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul. O valor das mamografias foi obtido por meio da ação alusiva ao Outubro Rosa promovida pelo Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) junto às empresas do município com o objetivo de fomentar o comércio local e ajudar as mulheres na prevenção do câncer.

Durante o mês de outubro, as empresas participantes puderam colaborar com a campanha oferecendo uma porcentagem do valor de alguns de seus serviços ou produtos comercializados no período. A quantia arrecadada foi revertida integralmente em mamografias gratuitas para a comunidade, sendo 32 vales entregues para a Secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke, e 32 para a presidente da Liga, Michele Henn Waechter. O repasse foi feito pelo coordenador administrativo do HSC, Felipe dos Santos, e pelo diretor geral do Hospital, Vilmar Thomé.

Conforme Santos, o objetivo da ação é promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. “Superamos a nossa meta, que foi maior em relação a 2020”, destacou. “Para o próximo ano queremos ampliar ainda mais o número de empresas parceiras”, adiantou.

Thomé salientou que “a ação é um gesto pequeno para quem doa, mas que pode representar a vida para quem recebe”. A secretária de saúde elogiou a iniciativa e reforçou o papel da prevenção na gestão da saúde. “Agradeço em nome da secretaria, da prefeitura e também em nome das pacientes”, reiterou Daniela. “Ações como essa são muito úteis e fundamentais para qualificar a saúde da população”, frisou.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer agradeceu e parabenizou o Hospital pela iniciativa. “É uma parceria, uma união de esforços em prol da saúde das mulheres”, complementou Michele. Também estavam presentes no encontro a coordenadora de ações especializadas em saúde da prefeitura, Pâmela Amaral Müller; a diretora de enfermagem do HSC, Fernanda Ribeiro Gallisa; a analista de serviços e relacionamento do CDII, Aline Marques Rocha; a assessora de projetos e captação de recursos do Hospital, Luiza Machado Lima Knak; a assistente de projetos e captação de recursos, Tamara Riediger; e a coordenadora de relacionamento e serviços do HSC, Carolina Galan de Lima.

Empresas parceiras:
Farmácia Escola Unisc – Flex Nutrition – Magrass – Pisarbem – Love Brands – Faccin Bicicletas – Empório dos Orgânicos – Mare Vida – DODO’s Restaurante e Pizzaria – Donna Dora – Fabi Gomes Terapeuta Holística – UNICLIN Fisioterapia Integrativa – Domcello Pizzaria