Trabalhos científicos desenvolvidos no HSC são premiados em congresso de Medicina

Dois dos três melhores trabalhos científicos apresentados no 3º Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica foram desenvolvidos no Hospital Santa Cruz. O evento foi realizado de forma on-line, entre os dias 16 e 18 de setembro, e teve como destaques os trabalhos apresentados pela acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e bolsista da Fapergs, Eduarda Silveira, com os temas Nível de Satisfação do Uso de Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva avaliado pelo Global Perception of Change (PGIC) e Análise Comparativa dos Efeitos Adversos Agudos relacionados à Máscara Orofacial Convencional e Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva.

O congresso é uma iniciativa dos núcleos da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) nos três estados do sul do país, organizado nesta edição pela Abramede-RS. O tema central do evento foi Emergência 4.0: Gestão, Inovação e Tecnologia, fortalecendo a abordagem de forma prática e a realidade do atendimento inicial das diversas formas clínicas da medicina de emergência adulto e pediátrica. Foram debatidas atualizações para médicos emergencistas adulto e pediátrico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipes da assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar e acadêmicos da área da saúde, além dos demais profissionais envolvidos com o atendimento emergencial que vivem a realidade do dia a dia em hospitais e atendimentos de emergência.

Os dois trabalhos desenvolvidos no HSC são oriundos de um ensaio clínico multicêntrico coordenado pela docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, Dulciane Paiva. Tal ensaio avalia a efetividade da máscara de mergulho adaptada (máscara Owner) para ventilação não-invasiva no cenário da pandemia pelo SARS-COV-2.

Conforme a professora, o reconhecimento da relevância desta pesquisa reside no fato de investigar a viabilidade de uma nova interface para aplicação da ventilação não-invasiva que permita maior vedação à face do paciente, conforto e aceitação igual a das máscaras orofaciais já tradicionalmente utilizadas. “Além desse aspecto, a ventilação não-invasiva tem sido amplamente utilizada como método para melhorar a aeração pulmonar e evitar a evolução para a intubação do paciente”, explica Dulciane.

Para o médico emergencista Carlos Fernando Drumond Dornelles, autor do estudo, a premiação representa uma grande conquista, fruto de todo esforço e dedicação dos profissionais envolvidos que acreditaram no potencial de uso efetivo do equipamento e os benefícios que ele trouxe aos pacientes. “Um orgulho para a Unisc, para o Hospital Santa Cruz e para os profissionais envolvidos no estudo, entre fisioterapeutas, médicos, residentes e acadêmicos de fisioterapia”, destaca.

Segundo a estudante Eduarda Silveira, ter participado desse evento foi muito importante para o seu crescimento acadêmico e profissional e também um desafio. “Com todas as dificuldades da pesquisa no Brasil, ter dois trabalhos reconhecidos em um evento de tamanha visibilidade é, sem dúvida, uma alegria imensa e uma experiência valiosa”, aponta.

Como premiação, os trabalhos serão publicados no Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência e os autores receberão a certificação de destaque e as inscrições para os eventos 2º Summit Abramede e 8º Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência 2022.