Residência Multiprofissional em Saúde do HSC promove simpósio

Nos dias 21 e 22 de setembro será realizado, de forma online e gratuita, o 4º Simpósio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Vivências Multiprofissionais em Ambiente Hospitalar. O evento é organizado pelos residentes do ciclo R2 do programa e tem como objetivo abordar a rotina diária no hospital e compartilhar situações com os demais profissionais da saúde, auxiliando também aqueles que tenham interesse em ingressar no ambiente hospitalar.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do Google Forms. Os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Mais informações podem ser obtidas no perfil do evento no Instagram (@ivsimposioresidenciamulti) ou pelo e-mail simposiomultiprof@gmail.com.

Programação

Dia 21 de setembro:
9h30 – Abertura
10h – Ventilação mecânica protetora: como ventilar meu paciente e evitar a lesão pulmonar auto-inflingida (P-SILI), com o médico intensivista Rafael Botelho Foernges.
11h – Atenção multiprofissional na reabilitação pós-covid: o papel da rede de saúde e a continuidade do cuidado, com os Residentes multiprofissionais Isadora, Ricardo, Helena e Daniele e a fisioterapeuta Elisabete Antunes San Martin.
13h30 – Roda de conversa – Residência Multiprofissional
15h30 – Morte encefálica e doação de órgãos, com o médico Eduardo Vestena Rossato e enfermeira Fernanda Salvi.
17h – Odontologia hospitalar com ênfase ao atendimento neonatal e pediátrico, com Marceli Dias Ferreira e Mariana Xavier Borsoi.
19h30 – Comunicação de más notícias, com a psicóloga Aline Badch Rosa e a médica intensivista Adriana Girardi.

Dia 22 de setembro:
9h – Terapia nutricional do paciente crítico, com a nutricionista Luana Fioravanti.
10h – Farmácia Clínica: teoria e prática, com a farmacêutica Ana Paula Helfer.
11h – Saúde mental e luto do profissional em contexto de pandemia, com as psicólogas Makely Ferreira Rodrigues, Letícia Aline Back e Cristine Reis.
13h30 – Assistência ao paciente traqueostomizado, com a fonoaudióloga Isabel Berger.
15h – Cuidados paliativos: Grupo Consultor em Cuidados Paliativos do Hospital Santa Cruz, com a médica Amanda Lima Morais e a enfermeira Kemberly Godoy Baségio.
16h30 – Roda de conversa com egressos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz.