Hospital Santa Cruz recebe certificado de energia renovável

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), por meio do Hospital Santa Cruz, recebeu, pelo terceiro ano, o Certificado de Energia Renovável concedido pela empresa de consultoria Ludfor Energia Ltda. A distinção reconhece as iniciativas institucionais ou empresariais que utilizem somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agrida o meio ambiente. Desde 2017 o HSC utiliza energia obtida por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou Mercado Livre, em substituição à energia elétrica convencional.

A energia elétrica consumida pelas empresas certificadas é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal, com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente sustentável e renovável, estando de acordo com os princípios e valores da empresa. O Certificado comprova que a energia elétrica consumida pelo hospital é proveniente de fonte de energia renovável (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH), bem como, quantifica e gerencia a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Com a utilização de energia de fonte renovável, o HSC reduziu 133,840 tCO2e em emissões no ano de 2020, que são os gases de efeito estufa demonstrados por meio de tCO2e toneladas de dióxido de carbono equivalente. Isso significa 3.698 mudas de árvores conservadas por 20 anos ou 57 toneladas de papel/papelão enviadas para aterro sanitário. Também equivale a 1.330 veículos leves a gasolina percorrendo 500 quilômetros ou a 333 transportes rodoviários de uma tonelada de carga por 500 quilômetros.

Os dados dos cálculos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) seguem as reconhecidas metodologias internacionais para esse fim, em especial o GHG Protocol Corporate Standart da The Greenhouse Gas Protocol Initiative e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Desde 2017, o HSC já reduziu 534,043 tCO2e.