Serviço de Farmácia do HSC passa por readequações

O Serviço de Farmácia do Hospital Santa Cruz passou por modificações no dia 13 de agosto. A Farmácia Hospitalar Interna (FHI), localizada no 3º andar, unificou-se com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), situada no subsolo junto ao relógio ponto.

A unificação se deu por meio de um projeto da Direção em conjunto com os farmacêuticos, a fim de otimizar os fluxos e a equipe de atendentes de farmácia, gerenciar ainda mais os estoques e reduzir custos. A mudança irá garantir maior qualidade nos processos, entrosamento das equipes e atendimento ao paciente em tempo integral.

Para que a unificação ocorresse, a CAF recebeu readequações, tanto de estrutura e mobiliário quanto de recursos humanos, com redução de cerca de R$ 7 mil. Atualmente o Serviço de Farmácia conta com uma equipe de sete farmacêuticos, 32 atendentes de farmácia e oito residentes de farmácia.

As atividades desenvolvidas no setor são seleção, aquisição e gestão de medicamentos e materiais hospitalares e especiais; recebimento, conferência e entrada de notas fiscais; armazenamento, organização e limpeza dos estoques e do ambiente, controle de temperatura e umidade; unitarização (ampolas, comprimidos e kits); dispensação; fracionamento de formas farmacêuticas líquidas; entrega de prescrições nas unidades de internação (mensageiros); devoluções; auditoria de gerenciamento dos aparelhos de HGT; gestão de indicadores; inventários; farmácia clínica; e assistência farmacêutica em tempo integral.