Hospital realiza gincana virtual na Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A 41ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) do Hospital Santa Cruz promoveu uma ação diferente este ano devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para evitar aglomerações, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) substituiu as palestras presenciais por uma gincana virtual, realizada de 21 a 25 de setembro, com tarefas alusivas aos temas saúde e segurança do trabalhador.

A principal atividade da gincana foi a arrecadação de produtos de higiene pessoal, que serão destinados para a Ala São Francisco, unidade exclusiva para pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo foram arrecadados 4.537 itens, entre sabonetes, escovas de dente, desodorantes, fraldas geriátricas, cremes dentais, pacotes de absorvente e frascos de shampoo.

As demais tarefas incluíram atividades de ginástica laboral, criação de frases e de vídeos com paródias abordando os temas segurança e saúde e desenhos  feitos pelos filhos dos trabalhadores mostrando como eles enxergam o trabalho dos pais em tempos de pandemia. A frase escolhida foi utilizada no certificado de reconhecimento entregue às equipes vencedoras e os desenhos serão expostos em um mural na Instituição.

Nove equipes participaram da gincana virtual. A vencedora foi a #foraacidente, seguida da Até que a vacina nos repare e da Guardiões da Vida, que ficou com a terceira colocação. Além do certificado de reconhecimento para as três equipes, teve premiação especial para a primeira colocada.