Hospital promove capacitação interna sobre acreditação hospitalar

O Hospital Santa Cruz realizou na quinta-feira, dia 12, uma capacitação interna visando ao processo de Acreditação Hospitalar que a Instituição está participando junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA). A atividade contou com a participação da assessora técnica do Programa Qualificar, Rafaela Vedovelli, que apresentou o tema Ferramentas da qualidade. Antes, o setor de informática e de desenvolvimento organizacional do Hospital prestou esclarecimentos sobre o sistema de gerenciamento das ocorrências.

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Por meio da acreditação, a instituição de saúde garante uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.

Para isso, o HSC vem promovendo desde 2018 uma série de ações com o objetivo de aprimorar ainda mais os recursos humanos existentes, uniformizar os processos e qualificar as estratégias de gestão. E para planejar e disseminar a campanha foi criado o Comitê da Qualidade, tendo como foco a qualificação na assistência e a segurança do paciente em todas as áreas.

A atividade desta quinta-feira foi realizada em dois turnos e envolveu direção, corpo clínico, coordenação, gestores de áreas e representantes das residências médica e multiprofissional do Hospital. Para o diretor geral da Instituição, Vilmar Thomé, a capacitação dá início a uma nova etapa do processo de acreditação no HSC.

“É uma visão estratégica, uma visão de gestão pela qualidade, pela melhoria contínua. Visão que há 30 anos permeia a Apesc e suas mantidas”, definiu o diretor. “É um processo que não tem fim. Se está bom, pode ficar ainda melhor. Sempre, para a vida toda”, acrescentou.

Como funciona
Para ser acreditada, a Instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação, que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Para o nível 1 (Acreditado), a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para atingir o nível 2 (Acreditado Pleno), além dos critérios de segurança deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Ambos têm validade de dois anos.

Já o princípio do nível 3 (Acreditado com Excelência) é a excelência em gestão. Nesse caso o estabelecimento de saúde precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado de excelência é válido por três anos.