Residências Multiprofissional e Médica do HSC iniciam atividades

Um seminário de integração realizado nos dias 2 e 3 de março deu início às atividades das novas turmas do Programa de Residência Médica e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. A abertura contou com a fala do diretor geral da Instituição, Vilmar Thomé, e com as apresentações do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Marcelo Carneiro, e da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Mari Angela Gaedke.

Em sua fala, Thomé destacou o papel das mantidas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) na formação de profissionais da área da saúde, qualificando ainda mais a assistência e a resolutividade na Instituição. A Apesc é mantenedora do HSC, da Universidade de Santa Cruz (Unisc) e do Centro de Educação Profissional (Cepru), além da Escola Educar-se e da Fundação TeleUnisc. “Ao todo, cerca de mil estudantes atuam no Hospital a cada semestre”, enfatizou Thomé.

Logo após a abertura, Marcelo Carneiro falou sobre a Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital. Em seguida, a enfermeira Ana Elizabeth Kautzmann e a engenheira ambiental Andreia Ulinoski Pereira apresentaram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), enquanto o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes abordou sobre os fluxos e rotinas do Hospital. Os enfermeiros Vlademir Muniz e Pamela Muller apresentaram os setores e respectivos responsáveis.

A coordenadora do Setor de Informática e de Desenvolvimento Organizacional do HSC, Marciane Mueller, explicou as rotinas do setor. Ainda pela manhã, as assessoras jurídicas da casa de saúde Annie Carniel e Catia Fischer abordaram o tema Aspectos Legais. Na parte da tarde os novos residentes receberam orientações sobre a rede básica e sobre o Unicred, encerrando as atividades com um reunião com tutores/preceptores e residentes R2.

A programação seguiu na terça-feira com a farmacêutica do Hospital Santa Cruz, Rochele Menezes, que abordou sobre as atividades de farmácia, e com informações sobre recursos humanos repassadas pela coordenadora Fernanda Haas. Em seguida, a enfermeira Adália Ferreira falou sobre o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente (Nigersp) e o técnico de segurança Daniel Gonçalves de Lima apresentou a Brigada de Incêndio da Instituição. Na parte da tarde, o setor de Auditoria e Faturamento prestou informações sobre preenchimentos e registros.