Centro de Especialidades do HSC passa a utilizar a aromaterapia

O Centro de Especialidades do Hospital Santa Cruz passou a utilizar, em janeiro deste ano, a aromaterapia em seus ambientes de atendimento. A prática, que já vinha sendo aplicada também no bloco cirúrgico e no centro obstétrico da Instituição, é reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, instituída pelo Ministério da Saúde, e trata-se de uma técnica natural que utiliza óleos extraídos de plantas, estimulando o bem-estar dos indivíduos e exercendo efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.

“É um método terapêutico, a partir da utilização de óleos essenciais, que são formas concentradas, representantes da energia das plantas”, explica a enfermeira Naiele Costa. “Estes óleos atuam sobre nossa mente, nossa alma e nosso corpo promovendo saúde e bem-estar àquelas pessoas que dela se beneficiam”, acrescenta. Além disso, conforme a Naiele, possuem ação antibiótica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral, entre outros, por meio da inalação ou absorção da pele.

A prática será aplicada na sala de espera e na recepção da clínica. Os óleos utilizados são específicos para diminuir os níveis de estresse, medo e ansiedade, que são comumente apresentados pelos pacientes em consultas médicas. A iniciativa visa acomodar os pacientes e clientes de forma mais acolhedora.

O uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é estimulado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS). A aromaterapia, prática complementar, é uma alternativa para tratar diversos agravos à saúde, uma vez que o crescimento mundial de pesquisas científicas indica a efetividade do uso dos óleos essenciais, demonstrando perspectivas positivas para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

O Centro de Especialidades do HSC conta com 19 especialidades médicas, além dos serviços de fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia, e tem a proposta de oferecer à população consultas e exames a preços acessíveis. Localizado junto ao hospital, tem entrada pela rua Marechal Deodoro, 855. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30min. Mais informações sobre os checkups e demais serviços oferecidos pelo setor podem ser obtidas pelos telefones (51) 98057-2114 (Whatsapp e SMS) e 3713-7464 ou no site http://centrodeespecialidadeshsc.com.br.

Confira alguns dos aromas utilizados no Centro de Especialidades do HSC:
Lavanda: promove relaxamento e diminui a ansiedade, principal óleo para combater o estresse. Acalma, tranquiliza imediatamente. Promove a regeneração celular. Proporciona paz, harmonia e aconchego. Equilibra o ambiente.
Laranja: incentiva o bom humor, possui propriedades antidepressivas, cria uma atmosfera envolvente que oferece segurança e equilíbrio, traz conforto.
Camomila: é relaxante, elimina a tensão, a raiva e o medo, além de trazer sensação de bem-estar, conforto, paz, diminuir as preocupações. Está relacionado ao sistema nervoso e pode ser utilizado contra tensões, espasmos, cólicas e estresse.