Atividades conscientizam para o uso racional de antimicrobianos

Na Semana Mundial de Conscientização sobre Antimicrobianos, que ocorre de 18 a 24 de novembro, o Hospital Santa Cruz está desenvolvendo atividades voltadas para educação dos pacientes, familiares e cuidadores referentes ao Uso Racional dos Antimicrobianos. Durante a semana o time operacional do Antimicrobial Stewardship Program, composto por farmacêuticos, médicos e enfermeiros da Instituição, realiza diálogos nas salas de espera da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, da UTI Neopediátrica, do centro cirúrgico, dos ambulatórios e das unidades de internação.

Também estão sendo disponibilizados materiais educativos impressos no formato de folder, contendo orientações sobre a utilização racional dos antimicrobianos. O lema da campanha é Seja racional: utilize antimicrobianos de forma consciente!. O material informativo destaca que “as bactérias são pequenas, mas possuem uma força gigante”, incentivando as pessoas para o combate à resistência antimicrobiana.

A atividade que está sendo realizada pelo HSC referente à Semana Mundial de Conscientização sobre Antimicrobianos foi aceita e está disponível para visualização mundial por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS).