Prevenção de quedas para idosos é tema de atividade de residentes

Pessoas de todas as idades podem sofrer queda independentemente da idade. Porém, para a pessoa idosa, uma queda pode representar um problema grave levando, inclusive, a limitações funcionais que antes não existiam. Por esse motivo, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz participou, no dia 10 de setembro, de uma atividade na Casa da Amizade de Santa Cruz do Sul sobre prevenção de quedas, com a residente de fisioterapia Litiele Evelin Wagner e a residente de educação física Cláudia Daniela Barbian.

A ação integra o projeto Amigos da Velhice, coordenado pela presidente da Casa da Amizade, Solange Basso, em parceria com o HSC e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O objetivo é desenvolver a prática de atividades voltadas à promoção e à prevenção da saúde física e mental de idosos atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Bom Jesus.

Na atividade do dia 10, as residentes abordaram a prevenção de quedas com orientações, alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, de equilíbrio e de coordenação com todos os idosos envolvidos. Segundo elas, após uma queda um idoso que era ativo pode passar a depender de cuidados de outras pessoas, sendo a fratura de fêmur uma das mais graves nas pessoas com 60 anos ou mais. “Por ser o maior osso do corpo humano, esse rompimento pode causar perda da funcionalidade e aumento da mortalidade na população idosa”, explicam.

A coordenadora do PRMS do Hospital Santa Cruz e docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz o Sul (Unisc), professora Dulciane Paiva, ressaltou os dados do Ministério da Saúde que apontam a alta prevalência de quedas e seus fatores associados, que são multidimensionais. “Gestores públicos, profissionais de saúde e toda a população devem se envolver em ações de prevenção que vão além do setor da saúde”, afirma.

O projeto Amigos da Velhice conta também com a participação de residentes das áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Segundo Dulciane, esse trabalho contribui de modo relevante para a saúde e promoção de bem-estar das pessoas dessa comunidade, cumprindo um papel social importante por promover melhorias no serviço prestado à população.