Médico do HSC palestra sobre o atendimento das vítimas da Kiss

Um dos profissionais responsáveis pelo resgate das vítimas da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, o médico emergencista Carlos Fernando Drumond Dornelles foi um dos palestrantes da 40ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) do Hospital Santa Cruz, realizada em setembro. Atualmente coordenador da Emergência SUS do HSC, ele falou aos funcionários da Instituição sobre sua experiência no atendimento das vítimas na cena, no gerenciamento de crise e sobre a importância do planejamento para situações de incidentes com múltiplas vítimas/tragédias.

No relato, Dornelles trouxe imagens feitas pela imprensa durante a operação de resgate e falou sobre os momentos mais marcantes da tragédia que matou 242 pessoas e deixou 680 feridos em janeiro de 2013. “Não é uma história pessoal, mas de um conjunto de profissionais e de voluntários que lutaram muito para salvar aqueles jovens”, afirmou. O médico lembra que, no dia do acidente, O Samu de Santa Maria recebeu a informação de que seria um princípio de incêndio com algumas pessoas pisoteadas. “No decorrer daquela semana, o Samu ficou parado. Estávamos pressentindo que algo maior poderia acontecer”.

O médico contou que, ao chegar no local da tragédia, não acreditava no que estava vendo. E superar o ocorrido foi difícil. “Muitas vezes eu chorei comovido com a situação”, desabafou. Segundo Dornelles, a tragédia o deixou mais forte. “Aprendi a ser mais humano no trabalho e no meu dia a dia, e a valorizar mais minha família”, disse. Para ele, palestrar sobre a tragédia em várias partes do Estado e do Brasil, voluntariamente, tem sido uma forma de desabafar.

Dornelles também fez uma relação do acontecimento com o dia a dia dos profissionais da saúde do HSC, alertando para a importância do trabalho multidisciplinar em todas os setores do hospital, principalmente nas emergências. Também destacou que o planejamento para gerenciamento de crises é “importantíssimo”. Segundo ele, planos de treinamento e de acionamento de equipes e centralização de materiais e recursos em pontos estratégicos são fundamentais para uma boa resposta a este tipo de situação.

*Caroline Silva, acadêmica de jornalismo.