Residentes multiprofissionais vão a congresso de terapia intensiva

Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz participaram, de 13 a 15 de junho, do 9º Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, realizado em Gramado. O evento foi promovido pela Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul (Sotirgs) e teve como tema central Humanização na Unidade de Terapia Intensiva.

Entre os assuntos abordados no congresso estavam os benefícios de um atendimento humanizado nos cuidados intensivos e de que modo tal medida pode modificar o desfecho dos pacientes, bem como suas implicações práticas, desafios de implementação. A programação também incluiu palestras sobre temas atuais como as ações necessárias para aumentar a segurança do paciente, abordagem multidisciplinar dos profissionais no atendimento ao paciente crítico, avaliação do prognóstico, indicação e benefícios da internação na UTI, formas e manejo da insuficiência respiratória e manejo da infecções, entre outros.

Os residentes HSC, sob orientação de preceptores da Instituição e de professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participaram com vários trabalhos científicos aprovados no evento. As residentes farmacêuticas Ana Beatriz Kuhnen, Vanessa Oliveira, Christine Brasil Bevilacqua e Marina Pippi Barin apresentaram seus trabalhos científicos sob orientação da preceptora farmacêutica Rochele Mossmann Menezes e da tutora professora Ana Paula Helfer Schneider. As residentes nutricionistas Vanessa Regina Limberger e Denise Wojahn de Lima tiveram a orientação da preceptora nutricionista Carolina Testa Antunes e da tutora professora Fabiana Assmann Poll.

Já as residentes enfermeiras Luisa Gelsdorf e Kemberly Godoy Basegios apresentaram seus trabalhos sob orientação da preceptora enfermeira Katiúscia Brandenburg e da tutora professora Mari Ângela Gaedke. A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HSC, professora Dulciane Paiva, ressaltou o incentivo dado para que os residentes participem de eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais e, assim, integrem o Hospital no cenário estadual das pesquisas desenvolvidas na área da terapia intensiva, marcando a relevância dos trabalhos realizados no âmbito da Instituição de saúde.