Residência Multiprofissional do HSC promove rodas de conversa na Unisc

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz participou, no dia 28 de maio, de uma das atividades da 12ª Semana Acadêmica Integrada em Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foram três rodas de conversa que abordaram os temas Atuação da residência multiprofissional na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz, Residência Multiprofissional: uma experiência de ensino em serviço e Atuação multidisciplinar no Pronto Atendimento. A atividade foi coordenada pela professora Dulciane Paiva, coordenadora do PRMS do Hospital, e contou com participação da assessora da Direção de Ensino Lilian Graff.

A primeira roda de conversa foi ministrada pelas enfermeiras da UTI adulto do HSC Anelise Ortiz e Andreia Carvalho, pela residente fisioterapeuta Litiele Wagner, pela residente nutricionista Denise de Lima e pela residente de clínica médica Roberta Rascovetzki. Elas abordaram o modo como as ações desenvolvidas pelos residentes contribui em aumentar a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes críticos da UTI adulto do Hospital Santa Cruz.

A segunda foi coordenada pelo tutor e preceptor do PRMS da área de Odontologia e docente do curso de Odontologia da Unisc, Edilson Fernando Castelo, com a atuação da residente profissional da Educação Física Cláudia Barbian, da residente enfermeira Itagira Somavilla, da residente psicóloga Juliana Rohde e do residente farmacêutico Silvio Ortolan. Eles falaram sobre a estrutura da residência multiprofissional, sanando dúvidas dos acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde da Unisc sobre o processo seletivo e sobre as ações desenvolvidas durante o curso da residência, tema de interesse dos acadêmicos que vislumbram o ingresso em programas de residência na região ou no estado do Rio Grande do Sul.

A roda intitulada Atuação multidisciplinar no Pronto Atendimento foi coordenada pela enfermeira da Emergência SUS do HSC, Iara Moura, pela residente farmacêutica Jeane Reinheimer, pela residente assistente social Mariane Hermany Maffi e pela residente de clínica médica Ana Carla Agostini. Elas abordaram a rotina em um serviço de urgência e de como ocorre a inserção dos residentes, otimizando os fluxos do atendimento desse setor vital à saúde da população