HSC ministra palestra na Pioneer sobre doação de órgãos e tecidos

O enfermeiro Anderson Barreto de Moraes e a psicóloga Aline Badch Rosa, integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Santa Cruz, ministraram no dia 27 de maio uma palestra para os funcionários da empresa Pioneer, de Santa Cruz do Sul. A atividade reuniu 180 pessoas e teve como tema Doação de órgãos: esclarecimento de dúvidas e mitos.

Todos os meses a Pioneer proporciona aos seus funcionários um momento em que eles param suas atividades para assistirem a uma palestra sobre saúde ou segurança. O convite ao HSC partiu do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HSC gerencia todo o processo de doação e captação de órgãos e tecidos na Instituição, sendo responsável por viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina, realizar a abordagem e prestar esclarecimentos aos familiares sobre o potencial doador. A captação dos órgãos – exceto as córneas, após aceitação da família, é realizada por uma equipe especializada da Central de Transplantes do Estado.

Criada há 17 anos, a comissão é formada por uma equipe multidisciplinar que desenvolve ações educativas e de conscientização sobre o funcionamento do programa e a importância do gesto de doar. O objetivo é estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto, bem como a quebra de mitos e tabus referentes à doação de órgãos e tecidos.