HSC promove evento de Humanização e de Segurança do Paciente

O Hospital Santa Cruz promIMG_1650oveu, no dia 21 de novembro, o 1º Seminário Integrado de Humanização e 5º Simpósio de Segurança do Paciente. As atividades foram realizadas no auditório do curso de Medicina localizado junto à Unidade de Atendimento Ambulatorial do Hospital.

A abertura do evento ocorreu às 9h e teve, na sequência, a palestra com o tema A contribuição de um estudo multicêntrico para as ações voltadas à segurança do paciente, com a enfermeira e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Janine Koepp. Ela é especialista em ações interdisciplinares em saúde do trabalhador e mestre em Educação.

Às 10h foi realizada a mesa redonda Gênero e Nome Social – Desafios e perspectivas para a humanização e segurança do paciente, com as palestrantes Analídia Rodolpho Petry, enfermeira especialista em Saúde Mental Comunitária, mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e Alíssia Dornelles, psicóloga especialista em Clínica Psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – 13ª CRS, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Ufrgs e docente do Departamento de Psicologia da Unisc. A mediadora foi a psicóloga Letícia Aline Back, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc (PPGEdu-Unisc) e membro do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Santa Cruz.

Na parte da tarde, a psicóloga Gisele Dhein ministrou a palestra Política Nacional de Humanização – processo de trabalho e a construção das relações multiprofissionais. Gisele é mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), doutoranda no PPGEdu-Unisc, docente e coordenadora do curso de Psicologia da Univates.

A psicóloga do HSC e membro do GTH da Instituição, Makely Ferreira Rodrigues, foi a mediadora da mesa redonda Vivências de Grupos de Trabalho de Humanização de Instituições Hospitalares, às 15h. As palestrantes foram a assistente social e presidente do GTH do Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, Ana Paula Bittencourt Pereira, a gerente e membro do GTH do Hospital Geral de Caxias do Sul, Gicela Bortoluz, e a coordenadora da qualidade e membro do GTH do Hospital Geral de Caxias do Sul, Scheila Hoffmann.

O 1º Seminário Integrado de Humanização e 5º Simpósio de Segurança do Paciente foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização e pelo Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente (Nigersp) do Hospital Santa Cruz.