Residência Multiprofissional do HSC recebe parecer de reconhecimento

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz recebeu, no dia 26 de julho, o parecer de reconhecimento do Ministério da Saúde, por meio de ofício enviado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), juntamente à relação do número de cada egresso do programa para inclusão no certificado de especialista em Intensivismo/Urgência e Trauma. O PRMS foi implantado na Instituição em 2014 e forma residentes nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Odontologia, Educação Física e Serviço Social.

Conforme a coordenadora do programa e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) do Hospital, professora Dulciane Paiva, trata-se de uma conquista de relevo. “A partir desse reconhecimento, a comissão se torna habilitada a emitir os certificados de especialistas aos residentes”, explica. “A implantação do programa na Instituição trouxe um impacto positivo no atendimento aos pacientes admitidos no Hospital Santa Cruz e impulsionou uma melhor qualificação dos preceptores e tutores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em serviço, que se configura na base da formação do residente”, destaca a professora.

Dulciane ressalta ainda que o desenvolvimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no HSC ocorreu pautado em importantes parcerias com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com a Secretaria Municipal de Saúde. “Isso possibilitou a qualificação de profissionais para atuarem em sistemas e serviços públicos no âmbito hospitalar e da rede de saúde abrangendo os momentos pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar nos diferentes níveis de complexidade da área de concentração de urgência e trauma com práticas alinhadas aos princípios do SUS”, complementa.