Médico do HSC tem artigo publicado em revista internacional

O médico infectologista Marcelo Carneiro, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Cruz, foi co-autor de um artigo publicado na revista eletrônica American Journal of Infection Control. O tema abordado foi Recomendações para o preparo pré-operatório da pele para prevenção de infecções no sítio cirúrgico, que pode ser conferido na íntegra pelo link http://jic.abih.net.br/index.php/jic/issue/view/30.

De acordo com o artigo, as Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) representam mais de 20% de todas as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com um alto impacto em morbidade, mortalidade e custos. Ou seja, esse evento tem uma incidência de quatro para cada mil pacientes-dia, o que equivale a 2% de ISC, podendo variar conforme o tipo de cirurgia, de ferida, do tempo de cirurgia e, do paciente, conforme a idade, obesidade, tabagismo, entre outros. Nos Estados Unidos, ocorrem por ano cerca de 290 mil ISC. Destes, 8,2 mil acabam indo a óbito relacionado ao ISC.

O trabalho cita ainda que tudo depende de como a pele do paciente é preparada e que tipo de antisséptico é utilizado. “A preparação da pele do paciente é considerada um dos processos mais importantes para a prevenção de ISC, existindo uma grande variabilidade de escolha de antissépticos, bem como das suas técnicas de aplicação”, explica Carneiro.