HSC sedia jornadas de terapia intensiva e de antimicrobianos

O Hospital Santa CrIMG_9297uz sediou, nos dias 27 e 28 de outubro, a 6ª Jornada Gaúcha de Antimicrobianos e 3ª Jornada de Terapia Intensiva, realizada no auditório do curso de Medicina localizado junto à Unidade Acadêmica. O objetivo foi promover a educação continuada para os profissionais de saúde a respeito de prevenção de infecção e segurança do paciente bem como promover o uso apropriado de antimicrobianos em conformidade com a resistência a antimicrobianos. O evento teve o apoio da Liga de Infectologia do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A abertura ocorreu na noite do dia 27 com um coquetel, seguido de conferência sobre terapia infusional segura, com a palestrante Daiane Cais, do Hospital Samaritano de São Paulo. A programação teve sequência com o tema Sepse Tardia – Tratamento empírico, com Fábio Lopes Pedro, do Hospital Universitário de Santa Maria. A primeira atividade teve como moderadora a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do HSC, Eliane Krummenauer, e a segunda contou com a participação, como debatedores, dos profissionais Fabiane Souza, Vanderlise Pessoa, Fátima Souza e Tatiana Kurtz.

Na manhã do dia 28 foi realizada uma conferência sobre tecnologias para prevenção de corrente sanguínea, com Daiane Cais e moderação de Fábio Lopes Pedro. Ricardo Zimerman, da Santa Casa de Porto Alegre, palestrou em seguida sobre tratamento otimizado de infecção de corrente sanguínea, tendo como debatedores os médicos Rafael Foergnes e Willian Rutzen, do HSC. Por fim, o tratamento de candidemia foi o assunto abordado por Diego Falci, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo o médico Marcelo Carneiro, do Hospital Santa Cruz, o debatedor.