Projeto de residentes leva alegria às crianças de forma lúdica

Os profissionais do PrograCOREMU - MULTIALEGRIAma de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz realizaram, no dia 25 de maio, uma ação de humanização junto a pacientes e acompanhantes da Pediatria. Os residentes vestiram-se de palhaços e, com o apoio do grupo de atividades lúdicas Doutores Só Riso, encantaram e alegraram os jovens pacientes.

A atividade marcou o retorno de uma ação que teve destaque no HSC em 2015, o Projeto MultiAlegria. O trabalho envolve uma equipe multiprofissional disposta a educar crianças e acompanhantes transmitindo informações importantes durante o período de internação de uma forma lúdica e divertida, com o objetivo de confortar os pacientes e acompanhantes durante o processo de internação hospitalar.

Por meio da música e do teatro, o MultiAlegria cria um ambiente harmonioso, utilizando-se da arte para incentivar cuidados como a higiene oral, alimentação saudável e a prática de esportes. Para os acompanhantes, é dada a oportunidade de relaxar por alguns minutos diante da situação de estresse causada pela hospitalização dos seus entes queridos. Para tal, os residentes receberam o Palhaço Kico e os Doutores Só Riso para uma oficina de maquiagem, pintura e ações lúdicas. Este grupo é composto por voluntários, que usam o papel do palhaço para alegrar o ambiente hospitalar.

As atividades estão programadas para serem realizadas quinzenalmente nas quintas-feiras, no início da tarde, com uma equipe multiprofissional de residentes do PRMS caracterizados como palhaços, com jalecos personalizados, coloridos e alegres que levam alegria aos pequenos pacientes e seus familiares. Estão programadas ainda atividades externas em feiras de saúde e serviços da rede municipal de saúde.

Segundo a coordenadora do PRMS e da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital, professora Dulciane Paiva, a implantação do Programa de Residência Multiprofissional na Instituição, em 2014, possibilitou o desenvolvimento de diversos projetos e ações que qualificam ainda mais a já tradicional qualidade empregada pelas ações do HSC à comunidade. “A atuação dos residentes nessa importante ação social se estenderá a outros usuários e âmbitos e se trata de uma singela e dedicada homenagem àqueles que nos inspiram para a prestação de um atendimento humanizado e de qualidade: os nossos pacientes”, salienta a professora.