Cirurgiã representa o HSC em diversos eventos

A professora do curso de MeSul-Gastro - 08 a 10.06dicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e integrante do corpo clínico do Hospital Santa Cruz, Dóris Medianeira Lazaroto Swarowsky, representou as duas instituições em uma série de eventos realizados em diferentes regiões do País. Dóris também é preceptora do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do HSC.

Em março a cirurgiã participou do Encontro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Rio Grande. O evento foi promovido pela Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul (Socigers). Ela ministrou uma palestra sobre Urgências em cirurgia colorretal. Em abril, ela esteve presente no 1º Simpósio Brasileiro de Perícias Médicas Trabalhistas, Previdenciárias e Civis realizado na sede da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), em Porto Alegre, na condição de participante.

Ainda em abril, Dóris atuou como palestrante no 3º Simpósio Gaúcho de Emergência e Trauma – Pré-Colt RS – Sbait. O simpósio teve como sede o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, e o tema abordado por ela foi Gestão em emergência.

Já entre os dias 28 de abril e 1° de maio a cirurgiã e professora participou de diversas atividades do 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia, em São Paulo. Como congressista ela foi debatedora na mesa redonda Hemorragia digestiva refratária e palestrante na mesa redonda Apendicite aguda, com o tema Resultados dos estudos prospectivos comparando aberta e laparoscópica. Também apresentou os trabalhos científicos Complicações pós-cirúrgicas em pacientes submetidos à cirurgia de hérnia inguinal e Teratoma de ovário com apresentação clínica de apendicite aguda em hospital escola do Rio Grande do Sul: um relato de caso, além de apresentação de diversos pôsteres.

Por fim, Dóris esteve em junho no 11º Simpósio Sulamericano do Aparelho Digestivo, em Bento Gonçalves. Ela ministrou uma palestra sobre Paciente com ferimento por arma branca na transição tóraco-abdominal.