HSC é referência em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral

O Hospital Santa Cruz conquistou a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. A Portaria, de número 2.534, foi publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro de 2016. A nova referência da Instituição considera a necessidade de organizar a assistência hospitalar aos pacientes com deficiência nutricional, com base nos princípios da universalidade e integralidade das ações de saúde.

Essa assistência exige uma estrutura hospitalar com área física adequada, equipe multiprofissional nas áreas de terapia enteral e parenteral e suporte de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, proporcionando condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência hospitalar e especializada a pacientes em risco nutricional ou desnutridos. A Terapia Parenteral e Enteral, quando devidamente indicada, é fundamental para a diminuição da morbi-mortalidade hospitalar.

Conforme a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, Carolina Testa Antunes, a Instituição já vinha prestando esse serviço e agora recebeu o reconhecimento pelo trabalho já executado em beneficio da comunidade. “É o único hospital na região com esta credencial”, afirma a nutricionista. “Foi um trabalho de mais de cinco anos visando esta habilitação, com o apoio da nossa Assessoria de Projetos e Captação de Recursos”, comemora.

Para o diretor geral do HSC, Vilmar Thomé, trata-se de mais uma importante conquista para os santa-cruzenses e para os demais usuários dos serviços do HSC. “O Hospital Santa Cruz está continuamente qualificando a assistência hospitalar contribuindo também para a qualificação ainda maior dos tratamentos aqui realizados”, enfatiza.