Unisc e HSC promovem Semana do Enfrentamento da DPOC

O Grupo de Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Reabilitação em Saúde e suas Interfaces promove, entre os dias 16 e 20 de novembro, sob a coordenação das professoras Andréa Lúcia Gonçalves da Silva e Lia Possuelo, a Semana do Enfrentamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A DPOC é uma doença que se caracteriza pela limitação do fluxo de ar, de forma crônica e progressiva, relacionada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões. Incurável, engloba um conjunto de alterações pulmonares, entre elas, a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. A DPOC tem forte relação com o tabagismo, uma vez que cerca de 90% dos portadores fumam ou já fumaram. Porém, os não-fumantes também podem desenvolver a doença.

É a quinta doença mais letal do Brasil, atingindo cerca de 6 milhões de pessoas e matando, ao ano, aproximadamente 30 mil. Ou seja, faz três vítimas fatais por hora. Outro dado assustador: as mortes atribuídas à doença aumentaram 65% na América Latina na última década. Atentos a gravidade dos dados e ao Dia Mundial de Combate à DPOC, celebrado em 19 de novembro, profissionais do Hospital Santa Cruz (HSC) e da Unisc, das áreas de Fisioterapia, Medicina, Farmácia, Biologia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição, se reuniram a fim de articular uma semana repleta de ações de enfrentamento da doença.

Entre as atividades programadas estão incluídas a divulgação da Reabilitação Pulmonar e da Reabilitação Cardíaca para funcionários do Hospital Santa Cruz, a avaliação da Função Pulmonar dos funcionários e da comunidade acadêmica da Unisc e do HSC e diagnósticos de DPOC precoce em fumantes, além de palestras e atividades em escolas e Estratégias de Saúde da Família do município. Confira aqui a programação completa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail andreag@unisc.br ou pelo telefone (51) 3713-7487.