Grupo do HSC e Unisc participa de Missão de Pesquisa em São Paulo

O Hospital Santa Cruz e o curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estiveram representados, de 5 a 10 de outubro, em uma Missão de Pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), no interior do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Fisioterapia daquela instituição. Participaram do evento a professora Andréa Lúcia Gonçalves da Silva e as bolsistas de iniciação cientifica Cassia da Luz Goulart e Paloma de Borba Scheneiders.

Conforme a professora, o objetivo foi aprimorar as técnicas de investigação científica e participar de uma capacitação sobre novos equipamentos, conhecendo mais  sobre os produtos de ponta na área de investigação da reabilitação cardiorrespiratória. ”Também levamos os resultados do nosso grupo de pesquisa para discussão junto aos pesquisadores de lá”, explicou Andréa. O trabalho é desenvolvido pelo grupo de pesquisadores da área cardiorrespiratória da Unisc, composto pelos professores Dulciane Nunes Paiva, Dannuey Machado, Lisiane Carvalho e Eduardo Garmatz, junto aos pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar do HSC.

A Missão de Pesquisa faz parte do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS-2013) e a participação da professora e das bolsistas foi financiada pelo Ministério da Saúde e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). “Estamos colhendo os resultados desta parceria com a Ufscar e neste ano fomos novamente consagrados com o Prêmio Destaque na Iniciação Científica, desta vez com o tema Frequência de sonolência diurna e apneia obstrutiva do sono em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca participantes de um programa de Reabilitação Cardiorrespiratória”, destacou a professora.