Inscrições abertas para a Residência Multiprofissional em Saúde

O Hospital Santa Cruz está com inscrições abertas até 5 de novembro para o Processo Seletivo para Ingressos no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde – Área de Concentração: Urgência e Trauma – Área Temática: Urgência,  Emergência e Intensivismo. O início das atividades está previsto para março de 2016. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site www.hospitalstacruz.com.br.

Após preencher o formulário eletrônico, o candidato deve imprimir seu comprovante e documento para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 240. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência, posto credenciado ou terminal de atendimento bancário até o dia 6 de novembro. O processo seletivo ocorrerá no dia 13 de novembro nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As salas e horários serão confirmados no dia 11 de novembro no site do Hospital.

O programa oferece 20 vagas, sendo duas para a área de Nutrição, quatro para Fisioterapia, quatro para Enfermagem, quatro para Farmácia, duas para Psicologia, duas para Odontologia, uma para Educação Física e uma para a área de Serviço Social. A duração do programa é de dois anos, com atividades realizadas nas dependências do Hospital, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Secretaria Municipal de Saúde, parceiros na implantação do programa.

A Residência Multiprofissional Integrada em Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço e sob orientação de profissionais qualificados. Os programas são desenvolvidos em parceria entre gestores e instituições formadoras, de acordo com a realidade local e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A carga horária é de 60 horas semanais, totalizando 5.760 horas.

As 20 bolsas, no valor bruto de R$ 2.976,26 cada uma, são financiadas pelo Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas no Edital completo do programa ou na Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC/Coremu, telefone (51) 3713-7428.

Projeto
A proposta inovadora deste programa busca qualificar profissionais para atuarem em sistemas e serviços públicos no âmbito de um Hospital de Ensino e da Rede de Saúde, abrangendo os momentos pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar nos diferentes níveis de complexidade da área de concentração de Urgência e Trauma, onde se prevê a realização de práticas alinhadas aos princípios do SUS. Os temas específicos abrangem a área da Urgência, Emergência e Intensivismo, que visa oferecer aos residentes o aprimoramento na assistência dos problemas mais frequentes apresentados no SAMU, no pronto-atendimento/emergências, nas UTIs e enfermarias de retaguarda.