Trabalho científico de residentes é premiado em congresso de cardiologia

O estudo Perfil epidemiológico dos pacientes internados por infarto agudo do miocárdio (IAM) em hospital de referência em cardiologia do interior do Rio Grande do Sul, relação de custo e tempo de internação, desenvolvido no Hospital Santa Cruz, foi premiado no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs), realizado de 6 a 8 de agosto em Gramado/RS. O estudo foi orientado pela professora Ana Paula Helfer Schneider, tendo como autores os residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMS) Juliano Rodrigues Adolfo (Educação Física), Mariana Portela de Assis, Andrea Henes Wiesioek e Carlos Giovane Alves Acosta (Farmácia).

Segundo os autores, foram avaliados o perfil e o tempo de internação de 60 pacientes admitidos por IAM, sendo verificado o custo que tais admissões representam para o SUS. O trabalho buscou identificar os motivos prévios de internação dos referidos pacientes, bem como sua relação com o sedentarismo, tabagismo, depressão e ansiedade, problemas circulatórios e/ou vasculares e problemas cardiovasculares, além da verificação do custo total mínimo hospitalar para o SUS e a média de internação no Hospital Santa Cruz.

“Após a apresentação do trabalho, os avaliadores já haviam demonstrado grande interesse e identificação com a importância do tema”, destaca o residente Juliano Rodrigues Adolfo, que foi o responsável pela apresentação no Congresso. Ao final da avaliação, o trabalho foi premiado no encerramento do evento, conquistando o 3º lugar no Simpósio de Especialidades em Cardiologia. “Tal apresentação e premiação vem demonstrar o envolvimento e a atuação de excelência dos tutores e residentes do PRMS com a pesquisa no HSC”, avalia a professora Dulciane Paiva, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital.