Residente do PRMS apresenta trabalho científico em Congresso

Um estudo desenvolvidSocergs2o no Hospital Santa Cruz junto aos pacientes da Reabilitação Cardiorrespiratória e Metabólica foi apresentado durante o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs), realizado de 21 a 23 de agosto em Gramado/RS. O trabalho Predição de risco cardiovascular em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica tem como autor o residente de educação física Juliano Rodrigues Adolfo, do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMS).

O residente teve como orientadores os professores Dulciane Nunes Paiva, Andrea Gonçalves da Silva e Dannuey Machado, com a colaboração da educadora física do HSC, Fernanda Ulguim, e de bolsistas de iniciação científica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), acadêmicos do curso de Fisioterapia. Conforme Juliano, foram selecionados para a pesquisa 13 pacientes de Reabilitação Pulmonar do HSC. “O estudo está em fase inicial, mas segundo os avaliadores do congresso tem muito potencial para mais achados e pesquisas com base nos possíveis riscos cardiovasculares em pacientes portadores de DPOC”, destaca.

O trabalho busca correlacionar dois testes: o Índice Tornozelo-Braquial (ITB), que é uma medida para detecção de estenoses arteriais e possíveis doenças vasculares periféricas (DVP), e a Relação Cintura Quadril (RCQ), definida como o índice da circunferência da cintura (CC) até a circunferência do quadril (CQ), que é uma das formas de quantificar o risco à saúde de homens e mulheres de acordo com os depósitos de gorduras, que são preditivos de eventos e morbimortalidades cardiovasculares em portadores de DPOC inseridos em programas de Reabilitação Pulmonar (RP). “A apresentação do referido trabalho científico vem demonstrar o envolvimento dos residentes do Programa com as pesquisas desenvolvidas no HSC”, avalia a professora coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital, Dulciane Paiva.