Residentes de cirurgia geral participam de congresso

Residentes do 2º ano do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Santa Cruz (HSC) estiveram presentes no Congresso Cirurgião Ano 8: Atualização em Cirurgia Geral, Emergência e Trauma, realizado em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2014. Participaram a professora Dóris Medianeira Lazaroto Swarowsky e os residentes Diego Mondadori e Monique Bins, além das acadêmicas do curso de Medicina Jéssica Wichmann e Isaura Knob, acompanhadas do professor Renato Poggetti (FMUSP).

O grupo esteve no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP), onde foram recepcionados pelos professores Celso Bernini, diretor técnico do Serviço de Cirurgia de Emergência do HC-FMUSP, e Masahiko Akamine, cirurgião geral e do trauma do HC-FMUSP. Eles também participaram de reunião didática com os residentes do mesmo serviço, com abordagem de temas variados com discussão de diagnósticos e condutas a beira do leito de mais de 40 pacientes no Pronto Socorro e, posteriormente, apontando aspectos de revisão literária pertinentes aos casos.

Após a reunião, os residentes permaneceram acompanhando a rotina acadêmica e conhecendo o Complexo Hospitalar do HC-FMUSP. “A visita ao HC-FMUSP e a participação no congresso foram experiências enriquecedoras, pois além da aquisição de conhecimentos, houve troca de experiências com a realidade relatada no serviço de cirurgia geral do Hospital Santa Cruz”, relatou a professora Dóris.