Estão abertas até o dia 17 de outubro as inscrições para os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. A prova objetiva ocorrerá no dia 22 de novembro e o investimento é de R$ 250, mais a taxa da Fundatec. O início das atividades para as novas turmas está previsto para o dia 2 de março de 2026.
O processo seletivo deste ano conta com duas novidades, que são as áreas de concentração em Saúde do Trabalhador e em Atenção em Infectologia. Os programas são ofertados ainda em outras três áreas de concentração, em Atenção em Urgência e Emergência, Atenção Materno Infantil e Atenção Cardiovascular.
A área de urgência e emergência oferece vagas para profissionais de Enfermagem (4), Farmácia (1), Fisioterapia (4), Nutrição (2), Odontologia (2), Psicologia (2) e Serviço Social (1). A materno-infantil abrange as profissões de Enfermagem (2), Farmácia (1), Fonoaudiologia (1), Nutrição (1), Psicologia (1) e Serviço Social (1). Já a cardiovascular destina vagas para Enfermagem (2), Farmácia (1), Fisioterapia (2), Nutrição (1), Psicologia (1) e Serviço Social (1).
Para a área de concentração em Saúde do Trabalhador são destinadas vagas para Educação Física (2), Enfermagem (2), Nutrição (1) e Psicologia (2). A área de Atenção em Infectologia oferece vagas para Enfermagem (2), Farmácia (2), Fisioterapia (1), Fonoaudiologia (1), Nutrição (1), Psicologia (1) e Serviço Social (1). São reservadas vagas para pessoas auto-declaradas pretas ou pardas e para pessoas com deficiência.
A Residência Multiprofissional em Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço e sob orientação de profissionais qualificados. Os programas são desenvolvidos em parceria entre gestores e instituições formadoras, de acordo com a realidade local e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A carga horária é de 60 horas semanais, de atividades teórico-práticas, com dedicação exclusiva e duração de 24 meses.
As bolsas, no valor bruto de R$ 4.106,09 cada uma, são concedidas pelo Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas no Edital completo do programa, disponível nos sites www.hospitalstacruz.com.br, na aba Ensino e Pesquisa, e www.fundatec.org.br ou na Secretaria de Ensino e Pesquisa do HSC, telefone (51) 3713-7428 e e-mail sephsc@unisc.br.