Com o objetivo de ampliar e potencializar as ações voltadas para a área da humanização nas práticas do cuidado, o Hospital Santa Cruz realiza as seguintes ações:
- Sala de espera da UTI Adulto – Acolher significa amparar, confortar, ouvir. Nesse intuito, a equipe do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial realiza visitas periódicas à sala de espera da UTI Adulto com o objetivo de prestar suporte social e psicológico, orientar as famílias sobre serviços de assistência e estabelecer articulações com esses serviços, afim de garantir a eficácia dos encaminhamentos.
- Posso Ajudar? – Iniciativa que visa promover a humanização no atendimento a todas as pessoas que utilizam os serviços do HSC, de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), uma vez que colabora para a melhoria da qualidade e da eficiência da atenção dispensada aos pacientes, acompanhantes e visitantes. Tem por objetivos:
– Recepcionar os usuários de forma acolhedora e humanizada, visto que são o primeiro contato destes com a Instituição;
– Encaminhar as pessoas aos locais e profissionais que pretendem acessar, de acordo com a demanda apresentada;
– Orientar sobre a retirada de exames realizados no Hospital;
– Organizar filas e fluxos de atendimento (uso do totem, cadastro e cartões/etiquetas para acesso às dependências do HSC);
– Informar sobre normas e rotinas da Instituição;
– Contribuir para a satisfação dos usuários e para o cumprimento da missão institucional.
- Bate-papo com a Direção – Tem como objetivo oportunizar um espaço de diálogo entre os funcionários e a direção do HSC, configurando-se num momento em que possam ser esclarecidas dúvidas sobre assuntos de interesse dos colaboradores. Os encontros ocorrem eventualmente, conforme a necessidade, em todos os turnos de trabalho, contemplando funcionários das áreas assistencial, administrativa e de apoio.
- Grupo de Trabalho em Humanização – O Hospital Santa Cruz conta com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), um espaço coletivo organizado, participativo e democrático destinado a instaurar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde, em concordância com a Política Nacional de Humanização (PNH). A expectativa do Grupo é fortalecer, constantemente, a cultura de humanização, valorizando as ações já desenvolvidas, criando uma filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar. Prioriza-se o envolvimento dos trabalhadores nos programas e nas atividades institucionais, estimulando a participação, a interação e, em decorrência, uma aproximação maior com pacientes, acompanhantes e com a comunidade local.