HSC completa 107 anos de serviços à comunidade

Uma exposiçãIMG_2515o de trabalhos dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é uma das atividades programadas para a comemoração dos 107 anos do Hospital Santa Cruz. A iniciativa partiu de um convite da direção da casa de saúde e foi desenvolvida pelos alunos da Disciplina de Paisagismo II e por meio do Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde. Os trabalhos consistem em estudos de paisagismo para o pátio interno localizado entre a lancheria e o estacionamento da Instituição, com o objetivo de pensar a humanização dos espaços e ambientes hospitalares do Hospital.

Conforme os professores da disciplina, Adalberto de Oliveira e Rosane Backes, a ideia também visa promover a integração entre o ensino e a extensão. A exposição está organizada nos corredores que dão acesso às alas Santo Antônio e São Francisco e à Direção. Lá apresentam-se algumas maquetes das propostas desenvolvidas pelos acadêmicos do curso, orientados pelos professores, com a síntese das propostas desenvolvidas durante o segundo semestre de 2014.

“O trabalho envolveu levantamentos, entrevistas e pesquisas sobre a humanização dos espaços assistenciais de saúde, destacando a influência que o contato com o ambiente externo causa na recuperação do paciente, auxiliando seu processo de cura e na qualidade de vida dos usuários do local”, explicam os professores. “Foram utilizados como base topográfica um levantamento em Cad antigo, cedido por empresa local, que serviu de base para coleta de dados e medições feitas pelos alunos para a elaboração do diagnóstico da área, que revelou o programa de necessidades a ser desenvolvido”.

A principal necessidade apresentada pelo hospital foi a modernização e organização da área, facilitando os fluxos de pessoas e de serviços da Instituição. Além disso, a criação um espaço para atividades de lazer, convivência, relaxamento, contemplação, apoio de área externa ao café, estares para estudo, espaço para atividades infantis e um espaço de introspecção e espiritualidade, com a instalação da imagem de Nossa Senhora, ícone histórico na entidade, tudo isso aliado a espaços verdes e microclimas.

Do ponto de vista do ensino e extensão, os professores destacam que o trabalho oportunizou aos acadêmicos novas vivências e saberes sobre uma área específica de atuação: a arquitetura de espaços assistenciais de saúde. “O conceito de Humanização dos Ambientes Hospitalares é considerada fundamental para o bem estar físico e psicológico do paciente, de acompanhantes, familiares e para os profissionais que trabalham nestes espaços”, complementam.

O Hospital Santa Cruz foi fundado em 22 de maio de 1908. Para marcar a data de aniversário foram realizadas também ações internas para os funcionários e para os bebês que nascerem neste dia. A Instituição é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 248 leitos, cerca de 960 funcionários distribuídos em quatro turnos de trabalho e 211 médicos que compõem o Corpo Clínico.

 

O hospital em números (ano 2014)

– número de partos (normal e cesáreo): 1.909

– internações: 12.633

– cirurgias: 8.948

– atendimentos ambulatoriais: 229.399

– alas: Pediatria, Santa Clara, São Francisco, Santo Antônio, Maternidade

– leitos: 248

– refeições servidas: 413.248

– Cerca de 83% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).