Hospital Santa Cruz promove ações alusivas ao Janeiro Branco

O primeiro mês do ano traz a simbologia das mudanças, da necessidade de planejamento e reorganização, sendo uma possibilidade para as pessoas se olharem. De fato, olhar para dentro de si nunca foi uma questão simples, mas necessária, pois o autoconhecimento traz em si o sentido da vida. Assim, o Janeiro Branco é um convite para o cuidado da mente e da vida.

A partir disso, o Hospital Santa Cruz promoveu algumas ações alusivas ao Janeiro Branco, que é uma campanha dedicada a chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional. A Saúde Mental está relacionada à forma como cada pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias, desejos e emoções.

No dia 11 de janeiro foram realizadas rodas de conversa sobre o tema, em dois momentos, tendo como facilitadoras Camila Pedrollo de Vasconcellos Chaves, médica psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Santa Cruz do Sul; Guiomar da Silva, assistente social e terapeuta de casal que atuou no Caps II entre 2001 e 2022; Daniela Gruendling, terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsia) de Santa Cruz do Sul; e Mariluza Sott Bender, psicóloga hospitalar do HSC. A atividade ocorreu na sala de reuniões do Hospital, tendo como participantes o público interno interessado na temática, entre eles os funcionários, profissionais residentes e estudantes.

As rodas de conversa foram espaços de conscientização e mobilização para que as pessoas pudessem refletir, olhar para si, identificar e/ou desenvolver novas estratégias saudáveis em prol da sua saúde mental e emocional, a partir daquilo que faz sentido para cada vida. Sempre lembrando que estar bem também é uma condição importante para promover a integralidade do cuidado aos que estão a nossa volta.

A organização do Janeiro Branco foi uma parceria entre o Serviço de Apoio Psicológico às Residências, o Setor de Desenvolvimento Humano e Educação Permanente e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HSC. Ainda, ao longo do mês, outras iniciativas foram realizadas de cunho informativo e educativo sobre o tema.

Dessa forma, entende-se que ações, assim, se justificam como preventivas, relevantes no que tange aos graves adoecimentos da mente, principalmente nos dias de hoje, como também contribuem para a construção e fortalecimento de uma cultura de saúde mental que valoriza a vida e o processo de viver.