Intercambistas conhecem o trabalho do Larecare/HSC

O curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, de 12 a 14 de julho, as intercambistas Inga A. Rostvolda, estudante de Medicina da Noruega, e Noémie Peeters, estudante de Biomedicina da Bélgica). Elas estiveram no Serviço de Reabilitação Física (SRFis /Unisc) e no Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare) do Hospital Santa Cruz para reconhecerem e participarem de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nas duas instituições.

As estudantes vieram por meio do programa internacional Federation of Medical Students Associtation (IFMSA Brazil Unisc) e, ao longo do mês de julho, estão desenvolvendo atividades em diversos setores da Universidade. No curso de Fisioterapia, tanto no SRFis quanto no Larecare, coordenados respectivamente pelas professoras Angela Silva e Andréa Lúcia Gonçalves da Silva, a avaliação da visita foi positiva.

“A experiência foi sensacional junto às estudantes, tanto na troca de conhecimento do sistema de saúde quanto nas experiências acadêmicas e culturais de cada país, com foco na assistência da UTI à Reabilitação, além da conversação na língua inglesa”, ressaltou Andréa”. “No SRFis, as estudantes tiveram a oportunidade ainda de acompanhar a entrega de órteses e próteses para os pacientes, experimentar a sensação de um paciente protetizado e conhecer as inovações realizadas com impressora 3D e material biodegradável”, destacou Angela.

No entanto, segundo as professoras, o ganho maior foi para os estudantes. “Foi uma experiência desafiadora, interagir e colaborar por meio da fisioterapia com alunos de outros cursos, trocar experiências e mostrar como funciona nossa rotina”, avaliaram as estudantes de Fisioterapia Luiza Scheffer Dias, Helena Rachor e Luana dos Passos Vieira, que são bolsistas de pesquisa e extensão do Larecare.

Para Fernanda Lobo, também estudante do curso, foi muito interessante a curiosidade e o interesse das intercambistas e a valorização dos trabalhos realizados dentro da Unisc. “O desafio com a comunicação e as diferentes realidades promovem o desenvolvimento acadêmico e o futuro profissional”, disse.

A estudante de Fisioterapia Luisa Gauciniski também considerou válida a experiência. “Mostrar como funciona o atendimento do Projeto SRFis, além de apresentar o espaço da Clínica FisioUnisc, ter esse momento para troca de conhecimento e aprender um pouco sobre a cultura de outros países foi um momento muito bacana”, complementou ela.

Segundo a estudante de Medicina da Unisc Isabela Frighetto, acompanhar o Larecare foi uma experiência muito agregadora. “Foi de extrema relevância poder ter tido o contado multidisciplinar com os acadêmicos e profissionais da Fisioterapia, pois pude aprender muito e, ainda, sob outra perspectiva”, elogiou. “O ambiente, além de ser super acolhedor para os pacientes, conta com uma equipe exemplar e dedicada, fazendo com que fôssemos muito bem recebidas.

Dentro da Unisc e da Coordenação do Curso de Medicina, a IFMSA está associada à Liga de Saúde e Humanidades, coordenada pelo professor da Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc, Camilo Darsie.