Equipe de fisioterapia que atua no HSC participa de simpósio

Uma equipe de fisioterapeutas e bolsistas de pesquisa e extensão do Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória do Hospital Santa Cruz está participando, de 27 a 30 de abril, do 20º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, realizado em Florianópolis/SC. Ao todo, o grupo teve nove trabalhos aprovados para o evento.

O Simpósio é considerado o maior evento mundial das especialidades de fisioterapia respiratória, cardiovascular e em terapia intensiva. O evento reúne profissionais e estudantes brasileiros e de países vizinhos que buscam atualização técnico-científica e troca de experiências.

A edição de 2022 conta com mais de 1.500 participantes e 20 palestrantes internacionais entre presenciais e no formato virtual, além de outros 130 palestrantes de todos os estados brasileiros. Pela primeira vez na história, a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva recebe durante o Simpósio a Sociedade Latino Americana de Cuidados Respiratórios, que é uma sociedade científica constituída nos Estados Unidos em 2012 com o objetivo de integrar os profissionais atuantes na área dos cuidados respiratórios e afins dos países latino-americanos.

Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória
O Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare) integra um programa multidisciplinar que cuida dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no Hospital Santa Cruz e dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), projetando o melhor aperfeiçoamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Realiza também atendimentos voltados a pessoas idosas, com doenças pulmonares, cardíacas e vasculares e sequelas de Covid e ao público que utiliza os serviços do Centro de Especialidades Médicas do Hospital. O Programa é cadastrado e inscrito no Conselho Municipal do Idoso desde 2019 e está apto a receber recursos via imposto de renda e editais para a realização de projetos em prol da comunidade.

Residência Multiprofissional em Saúde
A ex-residente de Fisioterapia Paloma de Borba Schneiders, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz, teve seu trabalho de especialização intitulado Características e desfechos clínicos de idosos pré-frágeis e não frágeis submetidos à cirurgia cardíaca apresentado pela fisioterapeuta Elisabete Antunes San Martin. O estudo foi orientado pela docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul, Dulciane Paiva.

Conforme Dulciane, a procura por especialização na área da fisioterapia cardiorrespira­tória e terapia intensiva é crescente entre os profissionais que buscam adquirir ou atualizar seus conhecimentos teóricos e práticos na área. E a aprovação do referido estudo em um congresso internacional, segundo ela, confirma a relevância do tema desenvolvido na área da reabilitação cardíaca, além de conferir aos profissionais o aprimoramento para o melhor exercício de suas atividades assistenciais, de pesquisa e ensino.

“A formação obtida no programa de residência do Hospital forma e capacita seus egressos em atender a complexidade e o perfil dos pacientes atendidos nas unidades de terapia intensiva e a atenção na evolução destes pacientes nos níveis de reabilitação cardiorrespiratória”, destaca a professora. “Isso exige profissionais diferenciados com extrema competência e capacidade para lidar com situações críticas e recursos terapêuticos eficientes e atuais”, reforça.