ARTIGO: Dia Mundial da Higiene das Mãos

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A higienização das mãos é uma das ações mais eficazes para reduzir a propagação de microrganismos e prevenir infecções, incluindo o vírus da COVID-19, e esse foi um dos maiores legados que restou: a necessidade de garantir esta ação. Esta atividade é importante para a saúde de todos e principalmente para os serviços de saúde.

Quando a cultura de qualidade e segurança de um ambiente de saúde valoriza a higiene das mãos e a prevenção e controle de infecções, faz com que tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde sintam-se protegidos e cuidados. O impacto dessa ação qualifica o cuidado e reduz o impacto econômico para pacientes e sistemas de saúde, diminuindo eventos infecciosos. O tema deste ano para o Dia Mundial da Higiene das Mãos está focado em reconhecer que podemos contribuir para a cultura de segurança e qualidade por meio da higienização de nossas mãos nos momentos certos e da forma correta.

Neste mês de maio o HSC está realizando uma campanha para relembrar os cuidados a serem seguidos por todos os profissionais de saúde para prevenir infecções e garantir a segurança do paciente e do profissional. O principal objetivo desta campanha, estimulada pela mascote do Controle de Infecção Higiênia, é destacar a importância deste ato nos cuidados de saúde e alertar as pessoas para apoiar esta ação.

A higiene adequada das mãos engloba adotar práticas diárias e constantes, além de educar e estimular esses profissionais para torná-los conscientes da importância de tal hábito e, assim, aumentar a adesão. Esse cenário está sendo incentivado pelo slogan Mãos Limpas e Sem Adornos = Paciente e Profissionais Seguros, adesivados em cada frasco de álcool gel disponibilizado para cada colaborador.

Além disso, é importante lembrar o papel de cada ator no cenário de saúde. As instituições devem disponibilizar os produtos e elaborar estratégias de educação permanente das suas equipes, os profissionais precisam desenvolver a habilidade correta da higienização e os usuários precisam empoderar-se na participação do seu cuidado através do “lembrete” de higiene das mãos aos profissionais sempre que indicado.

Fica o desafio:
– Envolva-se e desempenhe suas atividades com mãos limpas e sem adornos!
– Salve vidas: higienize suas mãos!
– Higienize as mãos na hora e da maneira correta!

As ferramentas a seguir visam estabelecer uma estratégia para manter e melhorar a higiene das mãos nos cuidados de saúde.

Confira o vídeo de higienização das mãos:

Saiba mais acessando o link: www.hospitalstacruz.com.br/controle-de-infeccao/campanha-de-higiene-das-maos/