HSC inaugura sala do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

O Hospital Santa Cruz inaugurou nesta sexta-feira, dia 18, o novo espaço destinado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NHE). A obra foi custeada por meio de recurso federal para incentivo às ações de epidemiologia na Instituição.

O NHE é uma das importantes fontes notificadoras de Doenças de Notificação Compulsória (DNC). Seu principal objetivo é repassar os indicadores aos gestores municipais, estaduais e federais, auxiliando na missão de monitorar, controlar, minimizar e até evitar surtos e epidemias.

A gravidade, magnitude e transcendência das DNCs exigem medidas eficazes para a sua prevenção e controle. Por isso, o conhecimento estatístico sobre esses agravos são fundamentais para a organização de campanhas e outras ações, com impactos importantes para a promoção da saúde. As informações geradas contribuem, inicialmente, para orientar intervenções dos serviços e reduzir a transmissão mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e desenvolvimento de ações nos programas de saúde.

O diretor geral do HSC, Vilmar Thomé, destacou o trabalho do NHE na geração de conteúdo científico, seja por meio de relatórios de dados ou por meio de publicações, contribuindo, por meio da pesquisa, para reforçar o papel da Instituição como Hospital de Ensino. Conforme o diretor técnico e médico infectologista Marcelo Carneiro, o HSC integra um grupo de hospitais do interior do Estado que é referência na atuação em epidemiologia hospitalar. “Além da ampliação e modernização do espaço, a equipe do NHE também foi ampliada para atender a demanda”, acrescentou.