Hospital Santa Cruz promove no sábado Feira de Saúde na praça Getúlio Vargas

O Hospital Santa Cruz foi certificado em novembro com o Nível 1 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. E para comemorar essa conquista junto à comunidade será promovida na manhã deste sábado, dia 4 de dezembro, a Feira de Saúde do HSC, com diversas ações e informações de prevenção de saúde, de qualidade de vida e dos serviços oferecidos pela Instituição.

O evento contará com a presença dos residentes multiprofissionais do HSC, que estarão realizando avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), orientações sobre a prática de atividades físicas, aulão de dança (às 10h30min), aferição de pressão arterial e orientações, aferição de glicemia, orientações sobre automedicação, informações sobre a forma correta de dormir, orientações pós covid-19, escolhas alimentares, avaliação intraoral e orientações sobre como identificar que alguém está sofrendo, sobre assistência à saúde da criança e atenção integral à saúde da pessoa idosa. A Feira de Saúde será também um dos pontos de vacinação Covid-19 deste sábado, com a participação da equipe de saúde da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

Além disso, uma série de atividades estão sendo preparadas pelas comissões e profissionais de diversas áreas do Hospital. Entre elas está a presença da mascote Higiênia e entrega de folders de higiene de mãos e álcool-gel pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital, venda de camisetas e copos e informações sobre o programa de fidelidade Amigo HSC, venda de ingressos para o Jantar Beneficente da Gastronomia da Unisc, informações sobre os serviços do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) e do Centro de Especialidades Médicas HSC, com a presença da nutricionista Carolina Testa Antunes, distribuição de preservativos e material do Cemas pela equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, orientações sobre doação de órgãos pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e venda de livros e camisetas do personagem Lino, com banner para fotos.

O que é a Acreditação Hospitalar?
A Acreditação é um atestado de qualidade das instituições de saúde, com foco na segurança do paciente. No Brasil, apenas 6,5% dos hospitais são Acreditados. A metodologia de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. A visita dos avaliadores externos do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) ocorreu de 19 a 21 de outubro e o resultado foi homologado no dia 16 de novembro pela ONA.

O que muda no Hospital com a Acreditação?
Com a Acreditação, a instituição de saúde atinge o mais alto patamar de credibilidade, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que resulta na qualidade assistencial. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de mil requisitos são verificados, devendo atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde.