Hospital Santa Cruz participa de mais uma edição do Nutrition Day

O Hospital Santa Cruz participa nesta quinta-feira, dia 4, do Nutrition Day 2021, programa científico mundial da área de nutrição hospitalar que conta com a participação do HSC desde 2015. A ação serve de base para pesquisas científicas em todo o mundo no que diz respeito a cuidados nutricionais, contribuindo na luta contra a desnutrição.

O estudo inclui questionários sobre os cuidados nutricionais individuais e o estado nutricional real dos pacientes. No HSC a pesquisa irá abranger a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral e a Ala São Francisco, unidades clínica e cirúrgica, que é a maior ala de internação da Instituição. O trabalho de coleta de dados será feito por residentes de Nutrição do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital e por estagiários do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Como resultado, cada instituição participante recebe um relatório abrangente apresentando seus resultados como um instantâneo em comparação com unidades semelhantes em todo o mundo. Com isso, o Nutrition Day permite que as instituições monitorem e comparem anualmente seus cuidados nutricionais.

A equipe multiprofissional de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral do HSC explica que as unidades participantes avaliarão sua prevalência individual de desnutrição e identificarão áreas para melhorias. “As instituições, bem como os pacientes, se beneficiam da participação pois uma recuperação mais rápida economiza custos e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, apontam.

Mais informações sobre o estudo podem ser acessadas no link www.nutritionday.org/en/about-nday/04-nov-2021.