Fisioterapia da Unisc constrói e doa sistema de reexpansão pulmonar à rede básica

Um sistema que fornece pressão positiva aos pulmões, conhecido como EPAP em selo d’água, foi desenvolvido por estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e doado ao serviço de reabilitação pós-covid da rede básica de saúde de Santa Cruz do Sul. O dispositivo se baseia em fazer com que o paciente exale todo o ar dos pulmões em uma coluna de água com pressão pré-determinada de acordo com as características clínicas e funcionais de cada paciente.

Dessa forma, o sistema promove a reexpansão dos pulmões, sendo indicada a pacientes após quadro pneumômico ou de injúria pulmonar, como aquela ocasionada pela infecção da covid-19. O dispositivo é confeccionado com material de baixo custo em substituição às tradicionais máscaras de pressão positiva que são comercializadas e que, muitas vezes, se apresentam com valor elevado.

A professora do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, Dulciane Paiva, explica que o projeto envolveu estudantes de graduação, da disciplina de Fisioterapia PneumoFuncional II, na confecção de um EPAP em selo d’água simples, de baixo custo e muito eficiente em melhorar a aeração pulmonar. Segundo ela, as sequelas da covid-19 abrangem danos que vão além do aparelho respiratório, podendo se estender por muitos meses, e ressalta que as chances de sofrer com as sequelas se elevam para aqueles que tiveram a forma grave da enfermidade.

“A perda de funcionalidade e de reserva ventilatória nos pacientes sobreviventes da covid-19 motivaram a ideia de unir os estudantes em prol de uma ação que poderia ajudar diretamente a nossa comunidade, confeccionando e doando a tais pacientes um sistema efetivo em reexpandir os pulmões e acelerar a recuperação da função pulmonar”, aponta Dulciane. “Tal iniciativa se constitui em um modo efetivo de fazer com que a pesquisa produzida por professores e estudantes extrapole os muros da universidade e resolvam problemas reais apresentados pela comunidade”, destaca a professora.

Parceria – O serviço de reabilitação pós-covid foi inicialmente implantado na ESF Cristal Harmonia e Viver Bem pelos residentes Bárbara Aragones (Fisioterapia), Ricardo Lautert (Educação Física) e Isadora Ferreti (Psicologia), do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (PRMS-HSC). A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o PRMS-HSC, uma vez que os residentes multiprofissionais também atuam na Rede de Atenção à Saúde do município. O programa tem como objetivo promover o alívio nos sintomas, recuperar a capacidade funcional e restabelecer o retorno desta população para suas atividades laborais, sociais e esportivas, evitando-se a fragmentação do tratamento e oferecendo início precoce do tratamento pós-covid, garantindo melhores resultados, facilidade de acesso e aderência dos pacientes, respeitando as fases da recuperação da doença e garantindo segurança, especialmente para os idosos que, por terem outras morbidades, se tornam mais vulneráveis.