Curso de Fisioterapia da Unisc doa cadeira de rodas ao HSC

O Hospital Santa Cruz recebeu, no dia 14 de abril, a doação de uma cadeira de rodas por intermédio do Serviço de Reabilitação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A entrega oficial foi feita pelos bolsistas Israel Matheus Paulus da Silva e Bianca Luisa Morais, acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade, que na ocasião explicaram o funcionamento da cadeira.

A iniciativa partiu da profissional de educação física do HSC, Ana Carolina Franceschette, que entrou em contato com a professora Ângela Cristina da Silva, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unisc. “Diante da demanda verificada no hospital, conversei com a professora a fim de verificar se não havia alguma cadeira de rodas que não estivesse sendo utilizada e que pudesse ser doada”, explicou Ana. “Alguns dias depois, ela entrou em contatou informando que havia uma cadeira reserva que poderia ser repassada ao hospital”.

O Serviço de Reabilitação Física da Unisc é um serviço público credenciado ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde 2009. Conforme a professora Ângela, as cadeiras de rodas reservas são provenientes de usuários que as devolvem por motivos diversos ou ainda de quando o paciente vai a óbito antes de receber a cadeira. “Dessa forma, o serviço repassa a cadeira para instituições ou a outras pessoas que as necessitem, sem custos para o Sistema Único de Saúde ou para o usuário”, esclareceu ela.

A cadeira de rodas foi repassada oficialmente para a Diretora de Enfermagem do HSC, enfermeira Fernanda Ribeiro Gallisa. Também estava presente na solenidade o diretor administrativo do Hospital, Egardo Kuentzer.