Doação do IR beneficia Pediatria e reabilitação de idosos no HSC

Pessoas físicas interessadas em fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e idosos atendidos no Hospital Santa Cruz têm até o dia 30 de abril para efetuar doações por meio do Imposto de Renda. Fazendo a declaração pelo modelo completo (por dedução legal), os interessados podem realizar a doação abatendo até 3% do imposto devido a pagar. As doações podem ser feitas por meio dos programas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), onde 100% dos recursos são aplicados em projetos que beneficiam crianças e adolescentes atendidos na Pediatria, e do Conselho Municipal do Idoso (CMI), destinados aos idosos atendidos no Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória do HSC.

A unidade de Pediatria do Hospital atende a pacientes com até 12 anos de idade em emergências, urgências, internação, tratamento intensivo e semi-intensivo (UTI Neonatal e Pediátrica e UCI) com profissionais especializados para essa faixa etária. Com os recursos do Comdica já foram realizadas diversas melhorias na unidade, ajudando a transformar o local em um ambiente lúdico que proporciona bem-estar, aconchego e qualidade de vida às crianças internadas.

Já os recursos destinados ao CMI irão contribuir com o Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória da Instituição, que é um programa multidisciplinar que atende a pacientes idosos submetidos a cirurgias cardíacas e/ou portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (enfisema e bronquite), cujo principal sintoma é a falta de ar. Em 2020 o programa atendeu, especialmente, pacientes pós diagnóstico da Covid-19.

Para contribuir, deve-se acessar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) até o dia 30 de abril. Após incluir as informações na declaração do sistema da Receita Federal, no resumo da declaração consta o cálculo com o valor de imposto devido. No campo “Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração – ECA”, deve-se selecionar o tipo de fundo “Municipal”, a cidade e preencher o valor que deseja doar (Comdica – CNPJ: 17.966.253/0001-17 e CMI – CNPJ: 19.373.077/0001-35). Por fim, clicar na aba “Imprimir” e no item “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA” para emissão da guia e posterior pagamento.

Após o pagamento da Darf, o comprovante e a Darf devem ser enviados via e-mail para o endereço amigohsc@unisc.br ou entregue diretamente no Setor de Projetos e Captação de Recursos do Hospital, para emissão do recibo de doação. O recibo emitido pelos conselhos é o documento oficial que deverá ser arquivado para fins de comprovação junto à Receita Federal. Se o doador preferir, pode entregar o recibo no próprio Comdica/CMI e indicar o HSC como beneficiário. O endereço, nesse caso, é Avenida Euclydes Nicolau Kliemann, 1515, 2º andar, e o telefone (51) 3715-6230.

Mais informações podem ser obtidas com Luiza Knak ou Evandro Leal pelo e-mail amigohsc@unisc.br, telefone (51) 3713-7493 ou ainda pessoalmente na direção do Hospital Santa Cruz.