Projeto Camareiras: uma iniciativa que está dando certo

Uma iniciativa posta em prática desde 2010 no Hospital Santa Cruz, onde funcionárias da higienização foram designadas para a função de Camareiras, teve como intuito checar as condições e funcionalidades dos leitos e apartamentos antes das internações e após a alta dos pacientes. A partir de 2018, tendo como objetivo a Acreditação Hospitalar, este serviço tem passado por capacitações e treinamentos buscando agilizar a liberação dos leitos proporcionando uma maior satisfação dos usuários quanto à estrutura física da Instituição.

“Realizamos um check list geral nos leitos antes de colocá-los à disposição da internação para evitar os transtornos de consertos ou reformas nos quartos durante o período de internação do paciente”, salienta a coordenadora de higienização do HSC, Jossani Rehbein de Castro. Segundo ela, com este serviço o problema logo é detectado, a manutenção é acionada e o conserto é providenciado o mais rápido possível.

“Entregamos os quartos prontos para a internação”, reforça Jossani. “Limpos, vestidos e sem manutenções básicas por realizar”. Ela ressalta ainda que este serviço está sendo praticado nas alas de internação, tanto convênios como pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outra mudança agregada ao serviço é a disponibilização de kits toalhas para os pacientes e kits pernoites para acompanhantes que internam em leitos semiprivativos e privativos, que são controlados e trocados diariamente pelas camareiras. “Reclamações como lâmpadas queimadas ou vazamentos, desde a qualificação e treinamento das colaboradoras, são menos frequentes”, cita Jossani.