Centro de Especialidades HSC qualifica seus processos visando à ONA

O Centro de Especialidades Médicas HSC é uma clínica médica pertencente ao Hospital Santa Cruz que tem como principal objetivo proporcionar à comunidade mais uma alternativa de acesso à saúde por meio de consultas eletivas a valores mais acessíveis. Assim como os demais setores, o Centro de Especialidades vem buscando a qualificação de seus processos.

Para isso, em 2019 foi realizada a primeira reunião com a coordenadora e assessora da qualidade do HSC, enfermeira Gilciane Bolzan, na qual foram esclarecidas dúvidas em relação ao passo a passo para a construção do Planejamento de Gestão, bem como os POPs do setor. A partir daí, foi possível dar andamento ao processo de execução e levantamento das informações para elaboração dos documentos em questão.

Durante este processo, um dos temas que foram incluídos nas pautas das reuniões com a equipe do setor foi a apresentação e discussão do relatório de custo e composição das receitas do Centro de Especialidades Médicas, além dos quantitativos de atendimentos que sempre foram abordados. Esta abordagem e discussão veio como forma de conscientizar e sensibilizar a equipe quanto às despesas e impactos no HSC, sejam eles positivos ou negativos, permitindo uma integração direta de toda a equipe no processo.

Todas as reuniões realizadas no setor são ratificadas por meio das respectivas atas que, a cada 2 ou 3 meses, devem ser relidas pelos colaboradores para que as informações e acordos tratados não caiam em desuso ou sejam esquecidos. Além disso, em 2020 o Centro de Especialidades passou a fazer parte do Programa de Aromaterapia do Hospital Santa Cruz, oferecendo este serviço na sala de espera e na recepção da clínica. Os óleos utilizados são específicos para diminuir os níveis de estresse, medo e ansiedade que são comumente apresentados pelos pacientes em consultas médicas.

Esta é mais uma iniciativa que visa acomodar os pacientes e clientes de forma mais acolhedora. O uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) vem recebendo destaque mundial, sobretudo por ser estimulado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS). A aromaterapia, prática complementar, é uma alternativa para tratar diversos agravos à saúde, uma vez que o crescimento mundial de pesquisas científicas indica a efetividade do uso dos óleos essenciais, demonstrando perspectivas positivas para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Visa à promoção da saúde e do bem-estar do corpo, da mente e das emoções, através do uso terapêutico do aroma natural das plantas por meio de seus óleos essenciais, cujas moléculas podem ser absorvidas pelas vias aéreas por inalação, ou via cutânea por uso tópico.