Núcleo que gerencia a segurança do paciente no HSC completa 10 anos

O Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) do Hospital Santa Cruz está comemorando 10 anos de atuação na Instituição. O Nigersp é responsável por avaliar, organizar e implantar melhorias de processos para uma assistência segura e de qualidade aos pacientes, como preconiza a Resolução do Ministério da Saúde de Nº 36, datada de 25 de Julho de 2013.

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, sendo amplamente discutida em todo o mundo tendo em vista sua importância para os pacientes, familiares, gestores e profissionais de saúde preocupados com uma assistência segura. Consiste em estimular a adoção de práticas seguras promovendo a cultura da segurança e enfatizando a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

No HSC, a segurança do paciente está alinhada com o mapa estratégico da Instituição. Para isso, o Nigersp preconiza as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que são identificar corretamente o paciente, melhorar a efetividade da comunicação, melhorar a segurança das medicações de alta vigilância, cirurgia segura, reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado em saúde e reduzir o risco de lesões decorrente de quedas.

O Nigersp é coordenado no HSC pela enfermeira Fernanda Ribeiro Gallisa e tem como subcoordenadora a enfermeira Adália Pinheiro Loureiro. Mais informações podem ser obtidas no link www.hospitalstacruz.com.br/seguranca-do-paciente ou pelo e-mail nigersphsc@unisc.br.