Capacitação interna intensifica a importância da higienização de mãos

O Hospital Santa Cruz realizou ao longo do mês de setembro capacitações internas sobre a prática de higiene de mãos. Prática muito lembrada e aplicada nos últimos meses em virtude da pandemia, esta ação é um requisito importante e constante dentro dos serviços de saúde para um atendimento seguro e para prevenir doenças.

A atividade foi desenvolvida pelas equipes da Segurança do Paciente – Meta 5, pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Instituição. Na oportunidade, os colaboradores receberam um frasco de álcool gel com o slogan “Higienize suas mãos, evite doenças”, usado na capacitação e posteriormente para seu uso pessoal. Foram revisados os momentos oportunos e a técnica adequada para a higiene de mãos com qualidade.

Conforme a enfermeira da CCIH, Eliane Krummenauer, responsável pelas capacitações, para orientar essa prática existem diretrizes de segurança do paciente que precisam ser aplicadas no dia a dia. Esses passos foram revisados com os colaboradores de todas as áreas da Instituição nos meses de agosto e setembro de 2020, por meio de encontros lúdicos, atendendo às normas de distanciamento, e em todos os turnos de trabalho.