Convênio permite monitorar sintomas fisiológicos em profissionais do HSC

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), por meio do Hospital Santa Cruz, firmou, no dia 7 de julho, um convênio com a startup DokaLab CX – Experiências & Soluções Digitais, com a Copacabana Tecnologia da Informação e com a agência Respira Comunicação para o desenvolvimento e implantação de um software de monitoramento de sintomas fisiológicos junto aos profissionais que atuam no combate à Covid-19 na casa de saúde. O Projeto Linha de Frente tem como objetivo quantificar e qualificar as informações que definem o estado físico e mental de saúde do indivíduo, tais como fadiga operacional, risco infeccioso, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

O sistema funciona como tele saúde ocupacional por meio da emissão de mensagens de alerta via WhatsApp, SMS, e-mail, slack e outros. O indivíduo, que não precisa estar doente, utiliza uma pulseira eletrônica inteligente por 24h, possibilitando a coleta do batimento cardíaco e de suas movimentações diurnas e noturnas, gerando relatórios e atualizações automáticas e sem limite no número de usuários. Os resultados são monitorados e permitem, assim, oferecer mais segurança aos profissionais.

“Com a plataforma temos um armazenamento dos dados coletados pelas pulseiras, construindo um histórico de dados de cada usuário que se transforma em sua ‘impressão digital'”, explicou Rogério Augusto Pereira, diretor da DokaLab CX. “É o mais moderno e completo serviço de monitoramento preditivo. Um sistema de coleta de sinais biomédicos e análise inteligente para extração de informações relevantes aos profissionais da saúde a fim de avaliar objetivamente a equipe de trabalho”, acrescentou.

Pereira reforçou ainda que o sistema nervoso autônomo desempenha um papel importante na regulação dos processos fisiológicos do organismo humano, tanto em condições normais quanto patológicas. “As variações de frequência cardíaca e transtornos no sono podem detectar a probabilidade de comprometimento da saúde e processos inflamatórios antes mesmo da instalação da doença”, disse.

Segundo a sócia da Respira Comunicação, Janaína Machado, o projeto trabalha com criptografia de ponta a ponta e segurança da informação com acesso remoto e privativo seguindo os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tudo em servidor e disponibilidade padrão AWS da Amazon. Para isso, a DokaLab conta com a parceria da startup de telemedicina Ez-Rest.

“Esperamos que este seja apenas o início para grandes feitos”, ressaltou Janaína. “Visualizamos futuros projetos considerando que a inovação e tecnologia aliadas aos estudos e conhecimentos proporcionados pelo Hospital Santa Cruz só virão a aumentar a longevidade e qualidade de vida das pessoas”, complementou.

O convênio garante o monitoramento voluntário e gratuito por quatro meses ou durante o período da pandemia. Os profissionais serão selecionados pelos gestores e o acompanhamento será feito pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Instituição. O diretor administrativo do Hospital, Egardo Kuentzer, agradeceu à iniciativa da DokaLab. “Acreditamos no uso da tecnologia em prol da saúde e nos colocamos também à disposição dos parceiros do projeto”, salientou.

A reitora da Unisc e presidente da Apesc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou o uso da tecnologia a serviço do cuidado da saúde das pessoas, em especial àquelas que se dedicam a cuidar da saúde dos outros, e agradeceu o empenho de todos que se envolveram nessa parceria. “É uma área que queremos expandir cada vez mais, no desenvolvimento de tecnologias em prol da saúde, em parceria com empresas”, citou a reitora.

Também estavam presentes na solenidade, representando o HSC, o diretor geral Vilmar Thomé, a diretora de enfermagem Fernanda Ribeiro Gallisa, o médico do trabalho Éder Gassen e a coordenadora de recursos humanos, Fernanda Haas. Pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram a diretora de inovação e empreendedorismo, professora Andreia Rosane de Moura Valim, e o coordenador do TecnoUnisc/Itunisc, professor Rafael Kirst.