Ação no Hospital Santa Cruz marca o mês da Segurança do Paciente

No dia 1º de abril de 2013 o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da portaria GM/MS nº 529. Dessa forma, abril ficou marcado como o Mês da Segurança do Paciente.

Em comemoração ao bicentenário do nascimento de Florence Nightingale (1820-1910), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2020 o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrizes. Para comemorar esta data, o Núcleo de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) do Hospital Santa Cruz aderiu à campanha da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), que pautou o slogan Levando ao mundo saúde com segurança: a enfermagem como protagonista desde Florence Nightingale.

Florence foi uma Enfermeira inglesa que ganhou destaque pela atuação pioneira no cuidado a feridos em batalhas, durante a Guerra da Crimeia. Recebeu o apelido de A Dama da Lâmpada, do jornal The Times, de Londres, por percorrer todas as enfermarias durante a noite com uma lanterna na mão. Fundou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres.

Por esse motivo, a equipe do Nigersp do Hospital Santa Cruz incorporou a personagem de Florence para visitar as unidades ao longo mês, reforçando as ações de segurança do paciente na Instituição. “O Núcleo gostaria de parabenizar todos os profissionais que atuam no processo de atendimento seguro ao paciente, mas em especial à enfermagem que, desde Florence, vem se destacando na busca por um atendimento centrado no paciente”, destacou a subcoordenadora do Nigersp, enfermeira Adália Pinheiro.